A Reabilitação Oral tem como objetivo recuperar a integridade e saúde bucal, reestabelecer a função e proporcionar uma estética otimizada. O tratamento envolve o conhecimento de várias especialidades odontológicas, dentre elas podemos destacar a prótese dentária, implantes dentários e periodonti, além de um profundo conhecimento de oclusão.
As ausências dentárias ou dentes demasiadamente desgastados, podem provocar um colapso na saúde bucal do paciente, levando a problemas como dores de cabeça, disfunção temporo mandibulares (DTM), dificuldade na mastigação dos alimentos, dores, baixa estima.
O tratamento inicialmente consiste numa consulta minuciosa para o cirurgião levantar as necessidades do paciente, alguns exames radiográficos podem ser necessários, tais como radiografias dentárias, nos casos complexos é feito uma moldagem do paciente , montagem em articulador (dispositivo que permite ao cirurgião dentista avaliar como está a oclusão do paciente e o enceramento diagnóstico, que é uma reconstrução em cera , como se fosse uma maquete dos futuros dentes, permitindo ao cirurgião dentista avaliar todos os procedimentos que precisarão ser executados e traçar um plano de tratamento personalizado e individualizado. Esse enceramento permite também ao cirurgião dentista mostrar ao paciente qual será o resultado final de seu tratamento e explicar sobre as limitações que possuam existir e prever o tempo de tratamento.
Ao final do tratamento o paciente terá como resultado, uma melhora significativa de sua saúde bucal e sistêmica, pois com a recuperação da função mastigatória, poderá mastigar melhor os alimentos e recuperar a auto estima e socialização, devolvendo seu prazer em sorrir e melhorando sua qualidade de vida!