Para entender a periodontia, incialmente vamos conhecer os principais problemas periodontais.
Gengivite
É o estágio inicial da doença periodontal, surge em função do acúmulo de placa bacteriana, uma película que se forma nos dentes e na gengiva , deixando essa vermelha e com tendência ao sangramento durante a escovação ou durante a alimentação.
Observa-se também queixa de mau hálito e gosto ruim na boca. Caso a gengivite não seja tratada está poderá provocar retração gengival e evoluir para periodontite.
O tratamento da gengivite consiste em uma limpeza especializada e acurada (também chamada de profilaxia) com o objetivo de remover a placa e o tártaro, na orientação do paciente sobre a escovação correta, o uso do fio dental e na administração de antibióticos quando necessário.
Periodontite
A gengivite não devidamente tratada, pode evoluir para a periodontite. Nessa fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos, provocando a destruição de perda do osso que sustenta o dente, podendo provocar a perda dos dentes.
Isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário.
Se a condição não for tratada, poderá provocar uma complicação na saúde do paciente, chamada de endocardite bacteriana, que acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e causa uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma condição bastante séria e que pode ser fatal.
O tratamento da periodontite envolve a profilaxia feita em consultório, porém é necessário uma raspagem profunda para remover o tártaro subgengival, que poderá ou não ser assossiada a uma cirurgia gengival para acesso aos tártaros mais profundos.
Devido a destruição óssea, após o tratamento periodontal, observamos um tecido gengival saudável, porém com a presença de retração gengival sendo indicado alguma intervenção estética.
Além desses procedimentos que visam devolver a saúde bucal, temos também dentro da periodontia, os tratamentos estéticos, a chamada periodontia estética, que são técnicas empregadas para melhorar a aparência e embelezar ainda mais o sorriso.
O procedimento mais procurado e que temos um excelente resultado é a gengivoplastia, uma cirurgia simples porém delicada que visa remover os excessos gengivais e as vezes ósseos, que possam estar recobrindo parcialmente os dentes, deixando-os mais aparentes e o sorriso muito mais bonito.
Outra queixa comum é a presença de pigmentação escuras na gengiva, principalmente quando está aparece no sorriso, neste caso utilizamos uma técnica de peeling gengival para amenizar a coloração das manchas, deixando a gengiva com uma coloração mais natural.
A periodontia é uma importante especialidade odontológica pois está relacionada ao tratamento de doenças bucais muito requesitada antes de alguns procedimentos como a ortodontia e a prótese, afim de sanar a doença existente e promover a saúde bucal necessária para iniciar estes tratamentos. E muito assossiada à estética bucal, pois em alguns casos de tratamentos estéticos, precisamos lançar mão das cirurgias periodontais estéticas para promover um sorriso mais harmônico.