Uma das grandes evoluções da odontologia moderna, os implantes dentários são parafusos feitos em titânio, que irão funcionar como a raiz do dente, permitindo ao cirurgião dentista confeccionar uma coroa ou prótese sobre o implante, devolvendo a função e a estética.
Permite a reabilitação de um único dente perdido ou reabilitar aqueles pacientes que perderam todos os dentes, procedimento este chamado de Protocolo de Branemark, melhorando a qualidade de vida , a auto estima, o convivio social e o prazer em alimentar.
É um procedimento seguro, confortável e eficaz. Porém é necessário fazer uma avaliação criteriosa para realizar um planejamento da reabilitação a ser executada, o implantodontista poderá solicitar alguns exames auxiliares tais como exame de sangue para averiguar o estado de saúde geral do paciente, pois a presença de Diabetes não controlada pode ser um fator limitante para realização do procedimento. Outros fatores sistêmicos que devem ser avaliados são hipertensão arterial, problemas cardiácos e uso de alguns medicamentos como os bifosfanatos.
O procedimento de implante dentário é contra indicado para crianças e adolescentes que ainda não terminaram o ciclo do crescimento, ciclo esse que se encerra por volta dos 16 anos nas meninas e 18 anos nos meninos, pacientes nessa faixa etária que vão se submeter à tratamento com implantes, poderá ser necessário solicitar um exame radiográfico do punho, afim de verificar o fim do ciclo de crescimento.